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7 Pecados Capitais que podem dificultar o futuro das Franquias



Franqueados e franqueadores tem algo em comum: Todos peçam, já pecaram ou vão pecar. Veja quais são os pecados capitais do franchising e como não cometer os "vícios" que fazem parte da vida empreendedora de muita gente.


O assunto aqui não tem a ver com religião, mas é sério e requer atenção para que não aconteça. Os sete pecados capitais descrevem defeitos e vícios que fazem parte da vida de muita gente é que, para o catolicismo, precisam ser driblados para se aproximarem de Deus. Mas aqui a missão é outra: irá, gula, soberba, avareza, inveja, luxúria, e preguiça estão presentes no dia a dia das Franquias. Não acredita? Pois acredite!


😠 IRA


No Mundo das grandes corporações, asrelacoes tendem a ser mais racionais, havendo pouco espaço para irá, mas no mundo do franchising, a coisa é um pouco diferente, pois os franqueados são um grupo formado, em sua maioria, por empresários com pouca experiência. E, nesse contexto, as emoções estão sempre muito presentes.


A maioria dos negócios no mundo do franchising foi construída com muito sacrisfício e dedicação. Então as relações tendem a ser próximas entre franqueadores e franqueados especialmente no início da rede. "Cuidar dessa união é dever das duas partes. Uma relação que seja baseada em mentira é certamente de curto prazo. Mas não é preciso que haja mentira para que ocorra a quebra de confiança. Basta que a comunicação entre as partes ruim", afirma o CEO da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto.


O especialista explica que se a comunicação entre franqueadores e franqueados não é bem feita, fica a margem para interpretações erradas. "É fundamental que as expectativas de ambas as partes sejam muito claras e, assim a ira - algo que eclode normalmente quando as expectativas estão desalinhadas - não se sobreponha à razão", complementa Cherto.


UMA RELAÇÃO ENTRE FRANQUEADORES E FRANQUEADOS QUE SEJA BASEADA EM MENTIRAS É CERTAMENTE UMA RELAÇÃO DE CURTO PRAZO

MARCELO CHERTO, CEO DA CHERTO COMSULTORIA


🤤 GULA


Esse é o pecado que tende a ser comum entre muitos franqueados. A gula é mais real do que imagina. Na ânsia de incrementar o faturamento alguns empreendedores agregam processos ou item que fogem do padrão de uma marca. " O franqueado precisa estar 100% comprometido com as regras da rede. Ele precisa lembrar que aquela franquia antes de ser introduzida no mercado, mas isso não impede sugestões, que serão analisadas pela franqueadora", analisa o presidente do grupo 300, palestrante e empreendedor Endeavor, Leonardo Castelo.


Por outro lado, em uma rede com uma franqueadora "gulosa" o crescimento tende a ser desordenado e pode se mostrar insustentável. Se as coisas vão dando certo, a empresa tende a vender novas unidades sem - de fato - avaliar o crescimento sustentável. " Com a maturidade da relacão entre ambas as partes, aprendemos a equilibrar a balança, entender o momento certo para possibilitar-lhes a expansão de suas operações e organizamos nossa área de expansão para fomentar novas vendas que não acarretem riscos de impactar as operações de franqueados que já estão em operação na rede", compartilha o CEO da Super Visão, que tem 180 unidades em operacão Beto Reis.



😎 SOBERBA


Esse é um pecado que se manifesta quando a autoestimaé elevada a um nível irracional, levando o empreendedor a mostra aos outros seu poder de realização. Nesse caso, falta a análise e o estudo das habilidades e competências o necessárias para o negócio escolhido, focando apenas o status de possuir aquela marca, sem considerar a identidade e o propósito. "A soberba e o ego são prejudiciais para qualquer empreendimento, este é o mais nocivo", destaca a consultora e mentora em Gestão de Negócios e Franquias Sueli Campos.

Vale lembrar que a franquia é um negócio de mão dupla. E achar que sabe tudo é um grande erro. Ambas as partes precisam ter a humildade de ouvir e sempre trabalhar a gestão pautada em fatos e dados: os números mostram quem está certo e quem está errado.




🤨 AVAREZA


A avareza está ligada a questões monetárias, em que tudo gira em torno de dinheiro. No entanto, mais do que isso, é quando os bens materiais estão acima de qualquer bem imaterial.


O objetivo de toda empresa é o lucro mas o que é fundamental entender é que o lucro é consequência, não o propósito! Muitas marcas que tinham tudo para dar certo e não foram para a frente tiveram anseio por lucro e fizeram com que pontes, conexões importantes e processos fossem ignorados. "Pergunto para todos que querem abrir uma franquia: o propósito daquela marca tem sinergia com os seus objetivos? Se a resposta for "não" e mesmo assim a pessoa vai fechar a compra da franquia somente pela oportunidade de lucro que ela oferece, a frustração virá e cometerá vários pecados listados", analisa o CEO do Grupo Unhas Cariocas, que tem mais de duas décadas de operação no franchising, Maurício Cesar.


E não para por aí: Cezar diz que muitos franqueadores querem usar a rede de franqueados para aumentar a receita fazendo cobranças muito acima do que é saudável para aquela operação, sufocando e matando a própria estrutura. " Sempre é fundamental ter um olhar de sustentabilidade e perguntar: 'será que essa decisão vai ajudar minha rede a crescer ou vai atrapalhar o crescimento?'. Se a resposta é segunda opção, repense, pois todo pecado tem conseguencia", orienta o executivo da Unhas Cariocas.




😡 INVEJA


Um franqueado nunca deve enxergar como concorrente um integrante da mesma rede. Eles são com isolados que lutam sob uma mesma bandeira. Devem unir suas forças e lutar juntos contra os verdadeiros concorrentes, e não desperdiçar energia lutando uns com os outros.


E isso vale também para o franqueador que tem colaboradores muito bem-sucedidos - sim, porque há casos em o franqueador tem inveja dos próprios franqueados. Muitas vezes, o que ocorre é o dono da marca não aceitar que o parceiro de negócios possa ganhar mais dinheiro que ele próprio.


Na relação entre eles, a inveja pode aparecer se os dois estiverem em momentos diferentes de prosperidade. "A inveja leva o empresário a dar mais atenção ao negócio do outro do que ao próprio empreendimento. E essa é uma forma muito eficiente para fazer com que um negócio dê errado", destaca Marcelo Cherto.


Muitas vezes, as pessoas se esquecem de considerar o caminho e os sacrifícios diários realizados para alcançar o sucesso imaginado. "Enriquecer é mais trabalhoso do que se imagina" comenta Sueli Campos.

"O FRANQUEADO JAMAIS PODE COMETER O ERRO DE NÃO IR A SUA LOJA NEM FICAR DISTANTE DE SUA OPERACÃO, ACREDITANDO QUE SUA EQUIPE IRÁ SEGUIR TODOS OS PROCESSOS DA FRANQUIA SEU SUA GESTÃO"

FILIPE MORENO, SÓCIO-FUNDADOR

DA MANA POKE


😍 LUXURIA


Um dos grandes erros do ser humano é esbanjar quando se está em uma boa posição financeira, pensando que aquela situação se perpetuará. "Sabemos que o comércio e varejo não são assim. Ter uma gestão financeira equilibrada e inteligente e fundamental para a saúde do negócio", orienta o CEO da 300 Franchising, que também é autor de Sonhe, Acredite e Faça, Leonardo Castelo.


O pecado da luxúria manifesta-se também quando o franqueador e o franqueado tentam mostrar aos outros aquilo que não são. E o que acontece muitas vezes, é que o sujeito - tanto um como o outro - está muito rico, e o negócio está muito pobre. "Essa conta não vai fechar. Muitas vezes, essa pessoa ganha mais dinheiro do que o que tinha planejado e acaba criando um padrão de vida mais alto do que aquele negócio pode gerar, até mesmo porque os negócios podem enfrentar os altos e baixos da economia", reforça Marcelo Cherto.



😴PREGUIÇA


E o que dizer da preguiça, que é provavelmente o pecado mais comum? Comprar uma franquia com uma marca já estabelecida no mercado e com a operação validada não é suficiente. A franqueadora não fará o trabalho de gestão da unidade. Ela oferecerá suporte e ferramentas de medição de métricas d resultados, mas a responsabilidade de tornar a unidade lucrativa e crescer é totalmente do franqueado", alerta Suely Campos.


E não é difícil encontrar aqueles que se rendem à preguiça. Fuja disso. "O franqueado jamais pode cometer o erro de não ir a sua loja nem ficar distante de sua operação, acreditando que sua equipe irá seguir todos os processos da franquia sem sua gestão," diz o sócio-fundador da Manhã Poke, Filipe Moreno. O bom atendimento, o sorriso no rosto, a vontade constante de querer servir são os requisitos essenciais para construir uma franquia de sucesso.


Preguiçosos não devem nem sonhar em abrir empresas, mesmo que sejam franquias, que já tem parte do caminho de validação do negócio percorrido, pois o trabalho é condição indispensável para quem quer te sucesso.


O franchising de forma legal é formado por pequenos negócios, no qual a participação e o envolvimento do franqueado é fundamental à frente da empresa. "Simplesmente delegar o protagonismo do negócio a terceiros irá aumentar os riscos inerentes a operação. É o famoso ditado popular que diz: ' o que engorda o boi é o olho do dono'", finaliza o presidente de holding Encontre Sua Franquia, Henrique Mil.


DIZ AÍ GESTOR!


O que fazer para que o franqueado não seja um pecador e nem tenha problemas na operação?
"Podemos motivá-lo a seguir o caminho certo, promovendo campanhas de incentivo, rankings, visitas do consultor de campo e o principal : incrntiva-lo por meio de cases de sucesso e boa práticas executadas por outros franqueados. Esses são os principais mandamentos que tentamos aplicar a rede para que os franqueados não cometam os pecados capitais."

FILIPE MORENO, socio-fundador da

Mana Poke


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